quarta-feira, 13 de maio de 2015

DE VOLTA PARA CASA

Gisele no apiário.
Olá Tudo bem?

Meu nome é Gisele Torrecillas, e escrevo os textos do blog do mel. 

Estive fora imersa em cursos e palestras, motivada para trazer especialmente para você conteúdos que façam a diferença na sua vida.

Se você já leu algumas das nossas publicações, deve ter percebido que o foco são assuntos que esclarecem dúvidas comuns que a maioria de nós temos.

Por isso este canal serve para nos comunicar e com as experiências de cada um, contribuir para a melhora da qualidade de vida de todos, e quiçá do planeta.

Agora, de volta a tela do computador me sinto em casa, e com  a vontade para iniciar uma nova jornada, da qual espero que você também faça parte, onde possamos fazer a diferença nas nossas vidas e transformar a vida daqueles que nos rodeiam.

Antes deixe eu te contar como cheguei até aqui, e porque resolvi dividir isso com você...

Sou engenheira agrônoma e  sócia da Proativo, alimentos naturais e nutracêuticos, e quando estava na faculdade resolvi criar abelhas para produzir mel junto com meu sócio o Gualter, e depois de formada nos casamos.

Foram muitas aventuras, imagine começar algo novo, sem nenhuma experiência, uma tarefa de risco!

Para você ter uma ideia, nós conseguimos os primeiros enxames fazendo uma parceria com o corpo de bombeiros: toda vez que ele recebia uma ligação de alguém que tinha um problema com abelhas ele nos avisava e lá ia eu e o Gualter retirar os enxames.

Os enxames estavam em todo o tipo de lugar: em áreas rurais, residências, e de todas as maneiras: enxames em árvores, instalados em forros, dentro de caixas de energia elétrica, dentro de buracos, e em uma infinidade de situações que não dá para descrever tudo. 




Gualter retirando enxame de uma caixa de luz.
O tempo passou ganhamos experiência, e o mel que produzíamos nós vendíamos para conhecidos e parentes, mas, como começamos a produzir mais, então passamos a vender mel em uma feira livre, e depois o processo natural foi montar uma loja de produtos naturais.

Aí aconteceu a necessidade de regularização dos produtos, então construímos um entreposto, com sede própria, no qual o mel chega, e nós o certificamos e o colocamos à venda em supermercados, e em outros pontos comerciais.

Com vontade de fazer a diferença na vida das pessoas, surgiu a outra aptidão contribuir com o apicultor para a melhora dos seus produtos e processos produtivos. 

Nesta fase passei a ser consultora de agronegócios, e faço isso até hoje, além é claro, do amor pelo nosso início que foi criar abelhas.

Vou te falar como me sinto: É lógico! só poderia dar nisso! Tantos anos envolvida com as necessidades gerenciais da empresa, com os controles sanitários, e o envolvimento com pessoas que dependem da sua produção para manterem a família.

E te explico porque resolvi dividir isso tudo com você: 

Imagine a importância de um apicultor para o planeta, as abelhas são as responsáveis pela polenização e consequentemente pela produção da maioria dos alimentos, influenciando diretamente no tamanho, e na qualidade dos frutos.



Frutos perfeitos
Não é possível criar abelhas e prejudicar o meio ambiente, elas necessitam de flores, e estas estão em árvores, arbustos e em pequeninas plantas. As abelhas precisam de água os rios, lagos e nascentes abastecem as abelhas. 

E todo esse microcosmos acaba atraindo pequenos animais, insetos e aves de todo o tipo. 

Então cuidar do meio ambiente além de recuperá-lo, é condição para ser apicultor, mesmo que a pessoa só esteja visando o lucro, entretanto posso atestar que não conheço nenhum apicultor que não seja um apaixonado pelas abelhas.

E normalmente ele inicia o trabalho apenas por amar a natureza, em geral ele já faz ações como reflorestamento e preservação da fauna e da flora.

Por isso saiba que quando você compra o mel e os produtos das abelhas, você está fazendo parte de algo muito maior do ser apenas um consumidor.

Você colabora para que os apicultores fiquem no campo em suas propriedades, e de certa forma divide com eles a responsabilidade de cuidar, recuperar áreas degradadas e com isso preservar o planeta. 

Se você é como eu, que acredita que com pequenos gestos podemos fazer a diferença, então junte-se a nós, deixe aqui seus comentários e fale sobre os assuntos que você gostaria de ler no blog.

Um abraço, e até a próxima!.  



Saiba mais.

 Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato. 
 Fonte  reprodução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário