sábado, 6 de julho de 2013

MALTODEXTRINA



Produzida através da hidrólise do amido do milho, é um carboidrato usado como fonte de energia para a prática de exercícios físicos.

Sua absorção é bastante rápida pelo organismo, o tempo de absorção vai de dez a quinze minutos após ser ingerida.

Essa característica é de extrema importância quando praticamos exercícios físicos isto porque na ausência de energia para a prática ocorre o catabolismo muscular.

Ou seja, o corpo consume os músculos para garantir o suprimento energético durante os exercícios quando não encontra outras fontes disponíveis no corpo para o consumo de energia.

A maltodextrina deve ser usada em práticas esportivas aeróbicas ou também em treinos de musculação. Ela funciona repondo o glicogênio dos músculos que é perdido durante os treinos.

Por tratar-se de carboidrato com alto índice glicêmico provoca picos elevados de insulina no sangue o que garante o transporte dos suplementos protéicos do tipo whey protein, BCAA, e albumina para dentro das células musculares.

É recomendado que atletas e aqueles que praticam exercícios façam o consumo da maltodextrina combinada com as proteínas, isso para que ocorra com eficiência a absorção das proteínas pelos músculos sem perdas.

Por desconhecimento do funcionamento da nutrição esportiva, alguns atletas consomem apenas proteínas nos treinos.

Isso é incorreto, pois o organismo vai tentar suprir a necessidade energética exigida pelo treino consumindo estes suplementos que custam bem mais caro do que a maltodextrina.

E que teriam a finalidade de fornecer aminoácidos essenciais para a manutenção e desenvolvimento muscular.

A proteína é recomendada no pós treino, e deve ser de rápida absorção como a whey protein.

A  maltodextrina mantém estável a quantidade de insulina no sangue necessária para garantir a total assimilação dos aminoácidos ingeridos do whey protein, e que vão permitir o aumento e o fortalecimento muscular.

A quantidade recomendada de consumo da maltodextrina para treinos intensos é de 6 a 8%, diluída em água, sendo que a quantidade pode variar de acordo com a finalidade do treino.

Deve ser ingerida quinze minutos antes do início dos treinos, o que garante a quantidade de glicogênio nos músculos para quando iniciar a prática.

Também é importante fazer uma refeição com alimentos sólidos no pré-treino de uma hora a noventa minutos antes.

Que inclua carboidratos de média absorção como uma fatia de bolo e uma fonte deproteína com absorção lenta, que pode ser a albumina.

Se o treino durar até uma hora não é preciso usar a maltodextrina durante o treinamento, a hidratação com água já é o suficiente.

Quando a atividade física ultrapassar a uma hora pode ser usado novamente a maltodextrina.

Para tempos superiores a noventa minutos o recomendado é o uso de energéticos repositores eletrolíticos com zinco, magnésio, cálcio, além da maltodextrina, algumas já vem enriquecidas com esses eletrólitos.

Saiba mais.




Fonte reprodução.



Nenhum comentário:

Postar um comentário