quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O QUE É MEL ?


O mel é um produto milenar produzido pelas abelhas a partir do néctar que coletam das flores.

As abelhas operárias coletam o néctar das flores que é uma substância açucarada, e o levam para a colmeia. 

Quando chegam na colmeia transferem esse néctar coletado para a boca de outra abelha que sucessivamente transfere para outra abelha.

Assim o néctar vai sofrendo perda de umidade e a quebra das moléculas de açúcar do néctar, pré digerindo-o.

Quando este néctar foi suficientemente desidratado e transformado em mel, as abelhas o regurgitam para o favo de mel, operculam o favo (tapam com cera), e o mel está pronto. 

O mel é um alimento de fácil digestão pois foi pré digerido pelas abelhas,   constituindo uma excelente fonte de energia. 

O mel é importante como alimento para o equilíbrio dos  processos biológicos do corpo humano.

Contém em proporções equilibradas: fermentos, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos, semelhantes a hormônios, substâncias bactericidas e aromáticas.

Em 100 gramas de mel (com 328 calorias) você encontra 17,2% de água, 0,4 a 0,8% de proteínas (aminoácidos), 81,3% de açucares, entre eles 38,19% frutose, 31,28% glucose, 5,0% sacarose, 6,83% maltose e outros dissacarídeos, o resto amido e outros polissacarídeos.

A eles se agregam 3,21mg de vitaminas, sais minerais, oligoelementos, substâncias bactericidas, com segue: 3,5mg de vitamina C, 5mg de sódio, 10mg de potássio, 5mg de cálcio, 6mg de manganês, 0,6mg de ferro, 16mg de cobre, 33mg de fósforo, 5mg de enxofre e outras substâncias em ínfimas quantidades, mas com efeitos certos a favor do organismo.


Estão presentes no mel também outras vitaminas importantes, como são: 4,4 a 5,5mg de tiamina (Vit. B1), 26,0 a 61,0ug de riboflavina (Vit. B2), 10,0ug de piridoxina (Vit. B6), 55,0 a 105,0mg ácido pantotênico, 36,0 a 110,0mg ácido nicotínico (Vit. PP), 3,0mg de ácido fólico.


Para maiores informações clique aqui.





Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.
Fonte reprodução



Nenhum comentário:

Postar um comentário